Até o dia 25 de fevereiro, 600 candidatos devem se apresentar para se tornarem aptos a iniciarem os cursos de formação
FOTOS: Fernando Gama / PMAM
Nesta quinta-feira (19/02), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) iniciou a fase de entrega de documentos para os aprovados em Concurso Público para a corporação. No dia 30 de dezembro de 2025, o governador Wilson Lima anunciou o chamamento de mais de 800 aprovados nos concursos das Forças de Segurança, realizados em 2022. Entre eles, 600 aprovados para a PMAM vão se apresentar na sede do Comando-Geral da PMAM, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, até o dia 25 de fevereiro.
Após a fase de entrega de documentação, os 500 convocados para soldado e 100 para oficiais combatentes se tornam aptos para iniciarem os Cursos de Formação de Soldados (CFSD) e Oficiais (CFO) no mês de março.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressalta que, com a nova apresentação, a corporação chega a mais de 2,3 mil convocados para reforçar os trabalhos policiais.
FOTOS: Fernando Gama / PMAM
“Temos turmas que já concluíram a formação e turmas que estão finalizando as instruções e vão compor a nossa tropa, garantindo mais efetividade nas ações com esse reforço. Estamos agora recebendo novos convocados, que em breve vão iniciar essa mesma jornada de capacitação para serem forjados nos melhores policiais militares para a sociedade amazonense”, afirmou o comandante-geral da PMAM.
A convocada Deise Maria Cavalcanti da Silva, natural de Pernambuco, estava integrando os quadros de praças da Polícia Militar do Pará (PMPA) na graduação de cabo. Hoje, ela se apresentou para iniciar uma nova etapa em sua vida profissional e militar. “É uma satisfação tremenda estar aqui, fazendo a entrega da documentação, como futura cadete da PM do Amazonas. Grata a Deus por essa oportunidade”, disse.
Cursos
Conforme anúncio do governador Wilson Lima, os aprovados iniciam suas formações no mês de março. Ambos os cursos são coordenados pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM. No caso do CFO, o comando das instruções fica a cargo da Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar. Os cadetes terão três anos de curso pela frente para serem integrados às fileiras da Polícia Militar do Amazonas.
O curso dos alunos soldados será comandado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com duração de um ano. O 1º sargento da Força Tática, Anderson Menezes, é um dos aprovados para a vaga de cadete e, após ter passado pelo Curso de Formação de Soldados em 2001, se sente pronto para iniciar uma nova formação, dessa vez para