Trabalho conta com o uso de 25 militares, embarcações, drones e helicópteros
Foto: Reprodução Secom e Mauro Neto/Secom
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou neste domingo (15/02) mais um dia de buscas por desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV. A força-tarefa montada pelo Governo do Estado já percorreu mais de 10 quilômetros rio abaixo em busca das vítimas, atuando com 25 mergulhadores do CBMAM, seis embarcações, drones e um helicóptero.
Fotos: Reprodução Secom e Mauro Neto/Secom
As buscas foram paralisadas no início da noite deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira (16/02). Em coletiva de imprensa, o comandante-geral do CBMAM, Coronel Orleilso Muniz explicou a complexidade que envolve a operação de busca pelas vítimas e pela embarcação.
Foto: Reprodução Secom e Mauro Neto/Secom
“Existem muitos fatores que complicam a operação, os fatores hidrodinâmicos do Encontro das Águas, correntes de arrasto, diferença de densidade de um rio para o outro, formação de redemoinho, além dos fatores meteorológicos. Hoje, por exemplo, caiu uma chuva torrencial e praticamente inviabilizou a operação na parte da tarde”, ressaltou.
O comandante do CBMAM informou que a corporação também está utilizando três sonares subaquáticos, sendo dois equipamentos para a leitura do leito do rio e o terceiro para a detecção de metais. Os equipamentos, além de cinco militares, foram enviados pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo para ampliar o trabalho realizado pelos Bombeiros do Amazonas. A atuação conjunta é uma prática adotada em operações de alta complexidade.
Fotos: Reprodução Secom e Mauro Neto/Secom
Desde as primeiras horas após o registro do naufrágio, na última sexta-feira, uma força-tarefa envolveu órgãos estaduais, entre elas, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança para apoio às ações de busca, salvamento e assistência às famílias, atuando de forma integrada com outros órgãos estaduais.
Fotos: Reprodução Secom e Mauro Neto/Secom
Social
A partir desta segunda-feira (16/02),