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Amazonas

Escola Estadual de Barreirinha ganha documentário sobre projeto que enaltece a Literatura Amazonense

27 de junho de 2025
Escola Estadual de Barreirinha ganha documentário sobre projeto que enaltece a Literatura Amazonense
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Documentário tem como objetivo preservar a memória coletiva e as tradições dos povos indígenas, ribeirinhos e caboclos

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O projeto “Oficina de Literatura Amazonense”, da Escola Estadual (EE) Professora Maria Belém, localizada no município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), em sua oitava edição, será registrado de maneira audiovisual no documentário “Literatura Amazonense: Uma viagem na interpretação poética dos jovens barreirinhense”, que está na fase final de produção e é resultado do fomento da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.

O projeto surgiu durante as aulas da disciplina de Literatura, ministradas pelo professor Haraldo Beltrão, que sugeriu aos alunos uma apresentação da Literatura Amazonense por meio de teatro, danças, desfiles e, nas últimas versões, em forma de musicais. Desde 2018 os alunos se reúnem no mês de novembro para apresentarem a culminância do projeto em um evento aberto no Centro de Eventos João Bezerra dos Santos, importante espaço público para a cultura de Barreirinha.

Em 2024, o tema do projeto foi “Uma viagem poética na antropologia dos ritos indígenas”. Todas as turmas da escola participaram de maneira ativa na produção e na execução do projeto, que contou com declamação de poesias, danças amazônicas e apresentação de rituais indígenas. Para o professor Haraldo Brandão, a partir dessa atividade os alunos passam a conhecer mais sobre a cultura do município e sobre a própria ancestralidade.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Muitos estudantes têm origem indígena e não sabem muito sobre sua cultura, a cultura da sua família, por estarem desde o nascimento já na cidade. Por meio do projeto a gente consegue desmistificar muitas questões e trazer para eles esse orgulho indígena”, afirmou o professor.

Incentivo ao conhecimento da literatura amazonense

Durante todo o ano, os professores se empenham em apresentar obras da literatura amazonense de autores célebres como Thiago de Mello, Nelson Farias e Tenório Telles. A conclusão do projeto envolve toda a comunidade escolar, além do Conselho Escolar da unidade de ensino, reconhecido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas como entidade cultural por conta das atividades desenvolvidas no contexto educacional e pelo impacto positivo que esses trabalhos têm proporcionado aos alunos.

O documentário, que mostrará desde a fase inicial do projeto até a apresentação, terá a duração de 25 minutos e está na fase final de produção. As gravações foram feitas na última edição, em 2024, e tem previsão de lançamento para o mês de julho de 2025. As câmeras acompanharam os alunos durante toda a preparação para o evento dentro do espaço escolar, registrando a confecção das indumentárias e alegorias.

“A necessidade de documentar o processo de transformação e preparo da poética da literatura Amazonense decorre da valorização em preservar e disseminar o patrimônio cultural da região. Além disso, compreender a literatura local permite uma maior apreciação das narrativas que moldam a identidade do povo Amazonense”, afirmou o diretor da unidade escolar, Tarcísio Tavares.

Para o aluno Raimundo Eduardo, da turma do 2º ano, a literatura amazonense é um tesouro de histórias, lendas e mitos que refletem a rica diversidade cultural da Amazônia. De acordo com Raimundo, com o documentário mais pessoas poderão conhecer a cultura do município.

“É importante ressaltar que esse projeto mostra a nossa cultura, nossa vivência, sobre várias formas, do ponto de vista barreirinhense. É uma grande honra para nós, como alunos, ver nosso projeto ser divulgado pelos estados, municípios, pois isso mostra que nosso trabalho não é em vão”, destacou.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
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